Você conhece os benefícios da manga para a saúde?

   

A manga é uma fruta que possui muitos benefícios para a saúde, Mas, você sabia que a folha da mangueira também é um verdadeiro tesouro?

Isso mesmo, a folha da mangueira é indicada para febre, doenças gastrointestinais, estomatite, tuberculose, gengivite e para o tratamento de vermes.

Esta constatação foi feita a partir de estudos feitos em Cuba com portadores do vírus da AIDS que mostraram uma melhora considerável, como diminuição do conteúdo viral, aumento de peso, aumento da resistência e etc. Durante este estudo foram utilizadas diversas substâncias naturais, sobretudo a manga.

Outra pesquisa feita pela Texas AgriLife Research revelou que a manga é eficaz na prevenção e no combate de algumas células de câncer de mama e do cólon. De acordo com os responsáveis por esta pesquisa, levando em conta fatores fisiológicos e nutricionais, a manga estaria no topo do ranking de super comidas.

O estudo testou extratos de polifenol contidos na manga em células cancerosas (in vitro) do cólon, da mama, dos pulmões, de leucemia e da próstata, obtendo um ótimo resultado em especial no câncer do cólon e de mana.

Por isso, o ideal é incluir esta fruta em sua dieta regular, consumindo-a quase que diariamente.

Houve resultados satisfatório no tratamento da leucemia e com os cânceres de próstata e de pulmão. Contudo, a manga foi muito mais efetiva nos tipos mais comuns de câncer do cólon e de mama.

O resultado mais positivo foi o fato de as células normais do cólon não serem destruídas pelo polifenol da manga. Isto é, a fruta acabava funcionando como uma quimioterapia de efeito mais leve, pois não atingia as células sadias.

Os cientistas concluíram que os polifenóis e, mais especificamente, os gallotannins, são os compostos bioativos responsáveis por prevenir ou deter as células cancerosas.

Assim, o próximo passo da pesquisa será testar a descoberta em humanos, e não mais in vitro.

Como se beneficiar da manga

Tanto o fruto como as folhas da mangueira são muito benéficos para saúde. Muitas pessoas ficam com dificuldades digestivas após o consumo da manga. Assim, recomenda-se que ao invés da fruta, se consuma o chá das folhas.

A receita do chá é muito simples: Basta

Algumas pessoas reclamam de dificuldades digestivas após o consumo da manga.

Neste caso, recomenda-se a substituição da fruta pelo chá das folhas dela.

Aprenda a receita do chá de manga

É simples fazer este chá. Veja a receita:

  • Ferva1 litro de água;
  • Adicione 1 colher de sopa de folhas picadas.
  • Abafe por dez minutos.

Tome de duas a três xícaras por dia.

Os benefícios da folha de manga

As folhas de manga são muito úteis para o tratamento de diabetes, pois contém contêm um antioxidante chamado antocianina, que ajuda no tratamento desta doença.

Além disso, as folhas auxiliam no tratamento de angiopatia diabetes e da retinopatia diabética.

Outro benefício é as propriedades hipotensores, isto é, ajuda na diminuição da pressão arterial. Além de fortalecer os vasos sanguíneos e tratar varizes.

O chá é altamente indicado para o tratamento de afecções pulmonares, como bronquite, asma e tosse.

Este é um site de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Também