Trombose causada por anticoncepcional: sintomas e pílulas mais perigosas

As mulheres podem estar expostas a sérios riscos pelo uso de anticoncepcionais.
Dentre os métodos contraceptivos, o mais consumido em todo o mundo é a pílula anticoncepcional.

Conhecida como sendo o melhor método para as mulheres, a pílula foi muito bem aceita por oferecer liberdade sexual ou planejamento da gravidez com apenas uma dose diária. Mas como todo medicamento, a pílula anticoncepcional também é contraindicada para muitas mulheres, especialmente algumas que são apontadas com as mais perigosas.

Antes de sair correndo para jogar todas as pílulas no lixo, saiba que não é o caso de se precipitar e radicalizar se negando a fazer uso desse método que garante até 99% de eficácia, desde que seja tomada corretamente.

Toda preocupação das mulheres sobre os riscos da pílula anticoncepcional é válida, principalmente sobre a trombose que representa perigo real, embora os comentários de que mulheres estariam fazendo um trombo, que é a formação de coágulo nas pernas impedindo o fluxo sanguíneo e pode evoluir para embolia pulmonar, aumento os riscos de morte. Outra preocupação é o AVC, Acidente Vascular Cerebral.

Opinião dos profissionais de saúde.

Os profissionais entendem que há riscos, mas advertem que não é o caso para precipitações, por isso a recomendação é sempre que fizer uso da pílula anticoncepcional, que seja por recomendação médica. O ginecologista avalia a paciente considerando faixa etária, histórico de saúde, estilo de vida, exame clínico e exale laboratorial.

Em geral, os riscos são muito elevados quando a mulher vai até a farmácia e compra a pílula anticoncepcional simplesmente se baseando na que tiver menos hormônios ou a mais vendida, pior ainda quando a indicação é de uma amiga, mesmo que tenha sido prescrição médica. Saiba que são organismos diferentes e que pode ser muito perigoso para uma e outra não.

O doutor Rafael Nunes fala sobre os riscos: “O risco aumenta principalmente para quem fuma mais de 15 cigarros por dia, passando de 5 para 40 eventos a cada 100 mil habitantes!”.

Pílulas mais perigosas:

Selene
Diane
Allestra
Belara
Ciclo 21
Level
Stezza
Mercilon
Microvilar
Siblima

Trombose causada por anticoncepcional: sintomas e pílulas mais perigosas
Gostou desse artigo?

Recomendados Para Você: