Menino de 5 anos morre engasgado com pirulito no Recife

O caso levantou o debate sobre o perigo das balas, gomas e pirulitos oferecidos para as crianças

Wagner Matheus Candeias de Lima, de 5 anos, morreu depois de se engasgar com um pirulito, na comunidade de Jardim Piedade, no bairro de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

Segundo informações da Secretaria de Saúde de Pernambuco, o menino chegou a ser socorrido para o Hospital Jaboatão Prazeres, mas não resistiu.

Familiares da criança contam que ele tentava tirar o encaixe plastico do doce com a boca, quando bateu a cabeça e acabou se engasgando.

A tia da criança, Amanda Sampaio  falou sobre o momento do incidente.

“Ele morava com a mãe e a bisavó. No momento, a mãe não estava e ele ficou com uma vizinha, porque ele costumava ficar com as outras crianças da rua. Ela comprou quatro pirulitos, um pra ele, outro para a irmã dele, de três anos, e outros para os filhos dela, inclusive. Ela não fez por mal”, disse Amanda.

O caso ocorreu em abril deste ano, mas voltou á tona nas redes sociais, pois o vídeo de Amanda falando sobre o perigo de dar balas, e pirulitos para crianças menores de 7 anos é muito grande, e outras mães começaram a compartilhar a informação do caso como forma de alerta para as famílias.

“Ele era um garoto muito feliz, adorava dançar e cantar e brincava muito, e me pedia para levá-lo a um programa de TV para dançar. Era o sonho dele. Ele era muito popular e sabia o nome de todo mundo na rua. De repente, vai embora de uma forma tão triste. Eu não aceito. Espero que a morte de Matheus alerte outras mães e ajude, de alguma forma, que isso não aconteça com mais ninguém. Um pirulito maldito roubou os sonhos do meu neném”, disse.

“A avó até disse que, quando chegou lá, viu um copo d’água perto e chegou a reclamar, dizendo que não deveriam ter dado água. As pessoas também estavam tentando ajudar, só que da maneira errada. Também disseram que chegaram a enfiar o dedo na garganta dele, para tentar tirar o pirulito, mas isso empurrou o doce ainda mais fundo”, disse Amanda.

Na ocasião a direção do hospital que Matheus foi encaminhado informou que realizou todos os procedimentos protocolares para uma situação como essa, mas infelizmente a criança não resistiu.

Menino de 5 anos morre engasgado com pirulito no Recife
Gostou desse artigo?

Recomendados Para Você: