Este é o tempo que a mulher deve esperar entre um filho e outro, segundo novo estudo

O planejamento familiar é algo muito particular e depende dos desejos e capacidades de cada mulher, mas entre aquelas com mais de 35 anos, por exemplo, o tempo de espera entre um filho e outro pode gerar certa ansiedade e preocupação, já que os riscos relacionados a uma gravidez em idade avançada aumentam ao longo do tempo.

Quanto tempo esperar entre uma gravidez e outra

gravidez 0918 400x800

Um recente estudo realizado no Canadá, baseado em quase 150 mil gestações, mostrou que mulheres devem esperar pelo menos 12 meses entre uma gravidez e outra. Os dados, divulgados pelo Journal of American Medical Association, indicam que um intervalo de menos de um ano aumenta os riscos para a saúde, independentemente da idade da mulher, mas sugere que não há grande diferença além de 12 meses.

De acordo com os pesquisadores, gestações muito próximas significam são um risco para a mulher: se ela tem mais de 35 anos, uma gravidez ocorrida 3, 6 ou 9 meses após um parto aumenta a chance de complicações graves para a mãe, mas o mesmo não acontece em mulheres com entre 20 a 34 anos.

gravida beijo barriga 0918 200x800
No entanto, em relação à saúde do bebê, o risco de complicações aumentou entre as mulheres de todas as idades. Em todos os casos, portanto, são maiores as chances de problemas como falecimento durante o primeiro ano, natimortos e peso baixo do ideal, por exemplo. Ressaltando, porém, que tais eventos têm incidência de apenas 2% das gestações estudadas.

Segundo o trabalho científico, foram encontrados níveis similares de risco entre 12 e 24 meses no tempo de uma gestação e outra. Além disso, a diminuição do risco é muito baixa entre 12 e 18 meses, não representando, portanto, grande diferença.

Este é o tempo que a mulher deve esperar entre um filho e outro, segundo novo estudo
Gostou desse artigo?

Recomendados Para Você: