Cérebro fica funcionando com o corpo morto e sabe tudo o que está acontecendo; afirmam cientistas

A questão sobre o que acontece com nossa mente depois da morte, é uma grande dúvida da humanidade, e conforme a crença religiosa de cada um, isso é explicado de diversas maneiras, entretanto cientistas dizem saber o que acontece com o cérebro mesmo depois do corpo morto

As pessoas que têm fé religiosa acreditam que a mente, está ligada a alma e vai junto com ela, de acordo com o que cada religião ensina.

Os que não acreditam em espiritualidade, tem certeza que no momento da morte, tudo se acaba e o cérebro desliga junto do corpo.

Mas cientistas da Escola de Medicina da Universidade Stony Brook, em Nova York, divulgaram um estudo recente, que concluiu que o cérebro continua em atividade, por um curto período de tempo, depois que o corpo já está morto.

Segundo eles, mesmo depois que o coração parou de bater e os outros órgãos param de funcionar, o cérebro fica consciente e entende tudo que está acontecendo.

Eles explicam que com o cérebro ainda ativo, mesmo que os outros órgãos internos estejam parados, o ser humano têm a consciência de sua morte, e pode até mesmo ouvir a equipe médica dizer que ele morreu, por exemplo.

A hora da morte é geralmente anunciada no momento em que o coração deixa de bater. O sangue não circula mais para o cérebro, levando a pessoa a perder os reflexos do tronco cerebral quase instantaneamente, incluindo o reflexo de vômito e o reflexo da pupila.

O córtex cerebral – a “parte pensante” do cérebro – também diminui as atividades em média dentro de 20 segundos, o que faz com que impulsos cerebrais não sejam mais detectados pelos aparelhos, e as células cerebrais começam a morrer.

Entretanto, todo esse processo de morte das células cerebrais, pode levar até mesmo horas para se completar.

A equipe de cientistas chegou a essa triste compreensão da consciência pós-morte examinando os casos de parada cardíaca na Europa e nos EUA.

Pessoas que sofrem ataques cardíacos, e ficam ‘mortas, por alguns instantes, quando retornam, são capazes de descrever o que ocorreu no período em que seus órgãos estiveram parados, e dizem que compreendiam exatamente o que ocorria antes de serem ressuscitados.

O Dr. Sam Parnia, cientista que liderou a equipe de pesquisadores, explicou à LiveScience:

“Eles descrevem assistindo médicos e enfermeiras trabalhando, eles descrevem ter consciência de conversas completas, de coisas visuais que estavam acontecendo, que de outra forma não seriam conhecidas por eles”.

“O momento em que um paciente é declarado morto é baseado no momento em que o coração para. Tecnicamente falando, é assim que você começa a hora da morte”.

O Dr. Parnia acrescentou:

“Se você conseguir reiniciar o coração, que é o que a CPR tenta fazer, você gradualmente começará a fazer o cérebro funcionar novamente. Quanto mais tempo você faz a RCP, esses caminhos de morte das células cerebrais ainda estão acontecendo – eles estão acontecendo apenas em um ritmo um pouco mais lento”.

Curiosamente, pessoas que passaram por uma experiência de “pós-morte”, se tornaram mais altruísta, muitas vezes mostrando uma transformação notavelmente positiva.

O cientista explica o fato:

“O que tende a acontecer é que as pessoas que tiveram essas experiências muito profundas podem se transformar positivamente. Eles se tornam mais altruístas, mais engajados em ajudar os outros. Eles encontram um novo significado para a vida quando tiveram um encontro com a morte.

No futuro, esta pesquisa pretende melhorar a qualidade da ressuscitação; trabalhando para a prevenção de lesões cerebrais enquanto o coração está sendo reiniciado”.

Cérebro fica funcionando com o corpo morto e sabe tudo o que está acontecendo; afirmam cientistas
Gostou desse artigo?

Recomendados Para Você: