Assoar o nariz durante a gripe pode piorar

Assoar o nariz quando estamos gripados é algo natural. Contudo, algumas pessoas acabam revertendo o fluxo de muco para o interior dos seios paranasais, o que faz com que desacelere a drenagem da secreção.

Para testar se é mesmo prejudicial, Owen Hendley e outros pesquisadores de doenças pediátricas infecciosas da Universidade da Virgínia realizaram exames de tomografia computadorizada e outras medições enquanto os participantes espirravam, tossiam e assoavam seus narizes.

Alguns participantes recebiam algumas gotas de uma tintura opaca dentro de suas cavidades nasais posteriores, o que pode comprovar que espirrar e tossir geraram pequenas pressões (ou até mesmo pressão nenhuma) nas cavidades nasais.

Contudo, a pesquisa constatou que assoar o nariz gerou uma pressão muito forte. “O equivalente à leitura de pressão arterial diastólica de uma pessoa”, contatou Hendley.

Além disso, ao assoar o nariz, o muco foi empurrado para dentro dos seios paranasais todas as vezes.  Durante a doença, isso facilita que se leve bactérias e vírus para o interior das cavidades, o que pode agravar ou causar mais infecções.

Dessa forma, o o método mais adequado de assoar o nariz, é o fazendo uma cavidade por vezes e usar descongestionantes. Isso impede que haja pressão excessiva nas cavidades nasais.

Assoar o nariz durante a gripe pode piorar
5 (100%) 1 vote

Recomendados Para Você: